Produção Biopesticida
Pesticida é o nome dado a substancias que visam matar, controlar ou inibir organismo indesejados .Porém além de afetar um leque de espécies de animais alvo em muitos casos acabam afetando não somente seu alvo como também outras espécies. Estando também relacionados como o aparecimento de resistência de algumas pragas.
Biopesticidas
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), recebem essa classificação quaisquer produtos feitos a partir de microrganismos, substâncias naturais ou derivados de plantas geneticamente modificadas que façam controle de pestes.
A criação dos biopesticidas veio através da biomimética, área da ciência que estuda as estratégias e soluções da natureza para seus problemas, para que possam ser utilizadas pelo homem.
Assim como com os agrotóxicos normais, os pesticidas também são aplicados diretamente nas plantas para afastar pragas específicas. Os micro-organismos, dependendo da característica que tiverem, afastam os insetos pelo odor, por causarem intoxicação ou por outras reações que possam ter, dependo da praga em questão.
Aparecimento de Biopesticidas
Com a necessidade de minimizar os problemas associados à resistência das pragas, reduzida especificidade de combate, bem como a poluição e contaminação do meio em que é utilizado. Surgem assim os biopesticidas, cuja origem está unicamente associada a materiais naturais por exemplo animais, plantas, bactérias.
Vantagens dos Biopesticidas
Investigação e produção mais barata e rápida;
Seletivamente tóxicos somente para certos grupos de organismos;
Não poluem o meio ambiente, ou o seu impacto não é significativo;
Não é espectável que os insetos desenvolvam resistência
Tipos de Biopesticidas
Bioinseticidas
Insetos
Bactérias - Bacillus thuringiensis
Fungos - Beauveria, Metarhizium ..
Vírus - Baculovirus
Biofungicidas
Fungos -