Controlo de pragas
Espécie indesejável para o ser humano pelos danos que causa em bens materiais, como culturas agrícolas –que se traduz em competição alimentar –ou, na saúde humana.
Pesticidas
São produtos químicos. Que se dividem em herbicidas –plantas; insecticidas-insectos; fungicidas-fungos e rodenticidas-roedores
Espectro de acção
Número de espécies a que este destrói.
Persistência
Tempo de acção.
Como aparecem as pragas?
Devido á falta de biodiversidade ou seja monoculturas, exemplo: trigo, algodão soja…
Espécie Resistente
Não são afectadas pelo pesticida ( explicação dada pela teoria de Darwin), e é preciso aplicar cada vez mais. Bioacumulação e Bioampliação
Nome que se dá ao acúmulo de substâncias nos tecidos dos organismos. Os casos mais comuns de bioacumulação são decorrentes da ingestão da substância, presente nos alimentos. Uma característica marcante desse processo, é o aumento da concentração à medida que afastamos da base de uma cadeia alimentar.
O consumo de organismos com toxinas acumuladas vai provocar ao longo da cadeia alimentar um aumento da concentração do contaminante com o nível trófico, bioampliação.
Feromonas
São substâncias produzidas pelos animais e que lhes permitem estabelecer comunicação.
No caso dos insetos as feromonas são libertadas na altura do acasalamento atraindo o parceiro.
As feromonas também podem ser utilizadas como armadilhas, atraindo os insetos e afastando-os das plantações, mas isto tem uma consequência, pois ao atrais os insetos também vai atrair o predadores e os parasitas naturais, podendo levar à destruição das plantações.
Uma das vantagens da utilização das feromona é que elas tem uma ação muito específica;
Uma das desvantagens é que para a identificação, o isolamento e a criação de uma feromona é um processo demorado e muio dispendioso.
Hormonas Juvenis e de Muda
Estas hormonas controlam o desenvolvimento e a reprodução dos insetos em diferentes momentos do seu ciclo de vida;