Controlo De Pragas Biologia
Disciplina: Biologia
Docente: Dra. Fernanda Herdeiro
Discente: Mariana Barata Santos
Seia, 2015
Índice
O que são pragas?---------------------------------------------------------------------pág.1
Meios utilizados para proteger as culturas--------------------------------------pág.2-12
Conclusão--------------------------------------------------------------------------------pág.13
Bibliografia------------------------------------------------------------------------------pág.14
O que são pragas? Uma praga é caracterizada pela abundância de indivíduos de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o Homem pela obtenção de alimentos ou disseminam doenças. A evolução da agricultura tradicional de subsistência para a cultura intensiva foi acompanhada de um aumento de incidência de diversas pragas. Estes organismos que reduzem a qualidade, a possibilidade de utilização e o valor dos recursos úteis são, então, designados por pragas, estimando-se que afectem cerca de 35% da produção agrícola primária mundial.
Embora se refira o termo pragas, geralmente, a animais (insetos e ratos, principalmente), também se pode aplicar a ervas daninhas, consideradas invasoras, prejudiciais à biodiversidade de alguns ambientes ou à produção agrícola, assim como, bactérias, fungos e vírus (tais como, Streptomyces scabies, Plasmopara viticola e o género Potyvirus, respectivamente). No primeiro caso, temos, por exemplo, os gafanhotos que nas suas migrações podem devastar campos, no segundo, o caso das acácias ou do eucalipto, que se propagam facilmente, dificultando o crescimento e o estabelecimento de outras espécies de árvores.
Que meios podem ser utilizados para proteger as culturas?
Em ecossistemas naturais e agrossistemas de policultura, as populações das espécies consideradas como pragas encontram-se em equilíbrio dinâmico com as populações de predadores e de espécies