ARGONAUTAS DO PACÍFICO OCIDENTAL
1. O autor discute a metodologia de investigação e, antropologia, afirmando que esta não se esgota em um conjunto de regras de pesquisa- embora estas existam. Quais são os procedimentos de observação e em que reside afinal a “magia do etnógrafo” (: 24) de que fala Malinowski?
Etnógrafo: Antropólogo, o pesquisador, nos primeiros anos do século XX, começou a surgir os procedimentos que contribuíram com o tipo de trabalho etnográfico moderno: o estudo extensivo de áreas limitadas, a busca do ponto de vista nativo, a convivência, por extensos períodos da língua nativa.
O trabalho de campo construído a partir da pesquisa, observação e participação do etnógrafo, estudar a realidade social é fundamental para fazer ter êxito em estabelecer uma interpretação científica.
MALINOWSKI
Busca a objetividade: buscar informações que de fato está acontecendo no convívio do grupo social.
Procura uma visão científica: Criar métodos em uma pesquisa de campo.
Busca a totalidade da vida social dos nativos: Conhecer a vida social, cultura e cotidiano dos nativos.
Sistematizou a ideia do trabalho de campo: Excelência na coleta de dados. Na lógica, os objetivos do etnógrafo, devem ser puramente científicos, as condições de trabalho segundo o autor é preciso viver com os nativos, "ser um deles", e por último, o dever de possuir métodos especiais, baseados na etnologia para coleta, registro e posterior análise de dados.
Matriz metodológica: A observação participante: o convívio continuado com um dado grupo social que inclui métodos especiais de coleta e registros. O Antropólogo anota suas observações (bloco de notas, diários de campo), colhe depoimentos, faz entrevistas (gravadas ou não), faz registros visuais (vídeo, fotografia), levanta genealogias, desenhos croquis conforme os interesses de sua pesquisa ou do grupo estudado.
2. Quais devem ser os objetivos fundamentais do etnógrafo em sua pesquisa de campo?
A pessoa total que se