Produçao de aprendizagem
KELLY CRISTINA MATIAS AMARAL -538723
PORTIFOLIO DE HISTÓRIA
ALTAMIRA
2010
PORTIGOLIO DE HISTÓRIA
Organize, em forma de tópicos e em ordem cronológica, os principais momentos da História da Historiografia, da Antiguidade há nossos dias
O estudo da história é dividido em dois períodos a pré-história (antes da escrita) e a história (após a escrita). A historiografia passou por diversos momentos até chegar ao que é hoje, e ao longo dos anos tem passado por muitas reformulações. Para muitos historiadores a historiografia surge juntamente com a escrita, embora o estudo histórico independa da escrita. Algumas civilizações começaram o estudo da história a partir da Bíblia hebraica.
No Brasil a historiografia do século XIX primeiro apareceu como parte de histórias da literatura ou do pensamento, ou como capítulo da história da formação da nacionalidade; para o século XX, a idéia da produção intelectual como reflexo da autonomia nacional ajudou a constituir o campo de investigação que algumas vezes é chamado “pensamento social brasileiro”. Nele a historiografia teria um papel marginal, subordinada à construção das ciências sociais e sua agenda de modernização.
Em 1929, o movimento historiográfico denominado Annales se destacou por incorporar métodos das ciências sociais á história, propunha ir além da visão positivista da história. A escola des Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o estudo de atividades humanas até então pouco investigadas, rompendo com a compartimentação das Ciências Sociais.
Os historiadores dos Annales foram os pioneiros na abordagem do estudo de estruturas históricas de longa duração para explicar eventos e transformações políticas, geografia, cultura material e o que posteriormente os annalistas chamaram mentalidades também eram áreas características de estudo.
De acordo com Ribeiro a historiografia no Brasil, no final da década de 80