Produtividade
1. Introdução 2
2. O que é produtividade? 3
3. Evolução da produtividade do cimento no Brasil e no Mundo 6
4. Etapas de produção do cimento 8
5. Números da Produção de Cimento no Brasil 17
6. Conclusão 21
7. Bibliografia 22
1. Introdução
Na fabricação de cimento, cada fase ou estágio do processo envolve um conjunto de controles e operações unitárias responsáveis pelas transformações físicas e químicas das matérias-primas, desde o estado original (calcário, arguas e outros materiais corretivos e aditivos) até o estado final (cimento), passando entretanto por vários estados intermediários.
De forma análoga a outras tecnologias, o processo de fabricação de Cimento Portland, passou ao longo de muitos anos por sucessivos aprimoramentos, sendo hoje por este motivo, uma tecnologia conhecida e consagrada em todos os países do mundo. Por outro lado, nas duas últimas décadas, fatores como a escassez cada vez maior de recursos e a necessidade imperiosa da preservação do meio ambiente, bem como, da qualidade total e produtividade como fatores essenciais para a competitividade decorrentes da globalização técnica e econômica, tem exigido o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficientes, limpas e versáteis, ou seja, com alto nível de automatização, rendimento e economicidade, as quais, devem funcionar em concordância com a política de desenvolvimento sustentável.
A infra-estrutura é meio fundamental para o crescimento do país e da indústria do cimento.
Continuidade do foco do Governo na necessidade imperiosa de investimentos em infra-estrutura, eliminando os gargalos e fomentando a demanda.
Prioridade aos cronogramas de implantação das novas hidroelétricas.
A expansão do consumo de cimento, aliada à perspectiva de continuidade, levou as empresas a anunciarem, desde 2007, importantes investimentos para os próximos anos em ampliação da capacidade produtiva o que implica em forte pressão para a expansão da infra-estrutura e garantias para