Produtividade
A riqueza de um país deve-se à sua capacidade de gerar bens materiais e serviços, com a melhor utilização possível dos recursos disponíveis. Desse modo, o fator chave para possibilitar o desenvolvimento econômico é o aumento da produtividade.
Em economia, produtividade é a capacidade dos fatores de produção para criar produto. É comum utilizar a expressão "produtividade", associada à produtividade do trabalho, ou seja, a quantidade de produto que se obtêm, utilizando uma unidade de fator trabalho. No entanto para calcular a produtividade temos de ter em conta não só o trabalho, mas sim todos os fatores de produção. Economicamente, produção é a atividade da combinação dos fatores de produção que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano.
Constitui-se a população de um país, pelos seus habitantes classificando-os como:
PEA – população com idade superior a 10 (16) anos que está voltada para o mercado de trabalho.
PEI – população com idade inferior a 10 (16) além de idosos, inválidos, aposentados.
PIA – população em idade ativa, isto é, que está disponível ao mercado de trabalho, neste caso, entraria os desempregados e pessoas a partir de 10 anos.
Abaixo fluxograma de fornecimento de bens, serviços públicos e investimentos na formação de capital fixo de interesse público (infraestrutura econômica e social).
Desigualdades Econômicas, Custo e Padrão de Vida
A Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU, em 10/12/1948, reconheceu o direito que temos a um PADRÃO DE VIDA necessário ao nosso bem-estar. Mas o que vem a ser padrão de vida na concepção do custo de vida brasileiro?
Quando a ONU instituiu a questão do padrão de vida, com certeza não se ateve ao exemplo do nosso país, nem tão pouco, ao padrão de vida dos países subdesenvolvidos.
O que assusta, na verdade, não é apenas a nossa evidente pobreza, mas o nosso custo de vida que é muito alto. De acordo com o IBGE, o custo de vida do Brasil está entre os