PRODUTIVIDADE
Resumo Capítulo
IMPORTANTE
Todo o material foi elaborado para auxiliar o professor na apresentação do assunto em aula. Consta de um resumo sobre a AVALIAÇÃO da PRODUTIVIDADE. Para efeito de estudo a aprofundamento do conteúdo, os alunos deverão consultar as obras citadas abaixo.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 2001. (livro texto)
MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2006.
GAITHER, N; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 2001.
SLACK, N. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002.
CORREA. Administração da produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2004.
Introdução
Nos últimos anos, o termo produtividade tem aparecido com freqüência e é hoje exaustivamente usado não só nas publicações especializadas como também no dia-a-dia da imprensa.
Produtividade tornou-se a palavra de ordem, particularmente nas questões de lucro e sobrevivência.
O termo produtividade foi utilizado pela primeira vez, de maneira formal, em um artigo do economista francês Quesnay em 1766.
Passado mais de um século, em 1883 outro economista francês, Littre, usou o termo com o sentido de “capacidade para produzir”.
Entretanto, somente no começo deste século o termo assumiu o significado da relação entre o produzido e os recursos empregados para produzi-lo.
Em 1950 a Comunidade Econômica Européia apresentou uma definição formal de produtividade como sendo “o quociente obtido pela divisão do produzido por um dos fatores de produção”.
Dessa forma, pode-se falar da produtividade do capital, das matérias-prima, da mão-de-obra etc.
A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem em outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem.
Quando polia a pedra a fim de a transformar em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico