Período Regencial
Alunos: Bruno Ivamoto, Iury dos Santos, Josué Ricardo e Lucas Lopes.
Professora: Maria Soares.
Ano: 2º Turma: “D”
Período Regencial
Nerópolis, 04 de Novembro de 2013
INTRODUÇÃO
O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas cinco (5) anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos). Iremos falar sobre as quatro (4) Revoltas de maior importância durante o Período Regencial (Balaiada, Sabinada, Cabanagem e Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos).
BALAIADA (1838 – 1841)
O movimento ocorrido no Maranhão teve por causa econômica a crise na produção algodoeira, que veio a estourar numa revolta de escravos e vaqueiros das grandes fazendas, em Dezembro de 1838, contando com o apoio dos liberais das cidades, que faziam oposição aos senhores de terras.
Tendo por principal líder Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, um fabricante de balaios, tomou daí o nome da rebelião. Já em 1839 tomaram a cidade de Caxias, enquanto os escravos fugidos se instalavam em quilombos na selva. As lutas se dilataram por três (3) anos, causando enorme prejuízo aos fazendeiros, mas conservavam sem um denominador político comum que os organizasse, sendo finalmente derrotados pela reação da elite, com apoio das tropas imperiais sob o comando do então coronel Luís Alves de Lima e Silva, futuro duque de Caxias.
SABINADA (1837 – 1838)
A rebelião teve início em Salvador, a sete (7) de novembro de 1837, e teve esse nome derivado de um dos seus líderes, o médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Logrou êxito inicial, após o levante que teve início no levante do Forte de São Pedro, que se espalhou pelas demais