Atitudes dos profissionais de enfermagem antes, durante e após a injeção de medicamentos ou coletas de sangue em crianças
Débora Rodrigues Dantas dos Santos2
Damaris Gomes Maranhão3
RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever as atitudes dos profissionais de enfermagem antes, durante e após a injeção de medicamentos ou coletas de sangue em crianças. Revisão bibliográfica em periódicos publicados em língua portuguesa, no período de 1997 a 2008. A criança necessita ser informada e preparada antes de ser submetida aos procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.
Os profissionais de enfermagem, ao incluir a técnica do brinquedo terapêutico no processo de cuidar da criança, possibilita a comunicação e permite que ela compreenda, colabore, expresse emoções e sinta-se mais tranquila antes, durante e após a realização dos procedimentos.
Descritores: enfermagem pediátrica, procedimentos clínicos, jogos e brinquedos, criança. INTRODUÇÃO
A criança é um ser humano em acelerado processo de crescimento e desenvolvimento e tem um jeito peculiar de pensar, sentir e expressar-se em cada faixa etária (1).
Quando a criança necessita ser internada ou submetida a um procedimento diagnóstico ou terapêutico no serviço de saúde, ela se afasta de sua rotina, se depara com algo novo. Esta situação inusitada gera insegurança e medo, e pode desencadear reações que alteram as respostas para o tratamento e recuperação. A criança e os pais precisam ser preparados para enfrentar o processo diagnóstico e terapêutico. O preparo para os procedimentos, sobretudo os dolorosos como a injeção de medicamentos ou coletas de amostras de sangue, tem como objetivo diminuir o
1
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Santo Amaro.
Aluna do oitavo semestre da Faculdade de Enfermagem da UNISA (debbibc@hotmail.com).
3
Orientadora, Doutora em Ciências da Saúde, Profª Titular da Faculdade de Enfermagem da UNISA.
2
1
sofrimento,