Produtividade
O que é?
Produtividade é, basicamente, a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados e, como em todas outras áreas, na área da Tecnologia da Informação, a avaliação do processo de produção de softwares é mais do que necessário.
O termo software refere-se a uma diversidade de produtos como: programas de computador; especificações de interfaces com o usuário e outros componentes de software; documentos de requisitos; projetos de design etc. Portanto, quando se discute produtividade no contexto do software é necessário, antes de tudo, estabelecer qual a perspectiva em que se deseja avaliar uma equipe como produtiva e uma escala de comparação quanto à maior ou menor produtividade.
Essa escala se faz necessária porque o interesse normalmente não é saber se uma equipe é produtiva, mas sim:
1. O quão produtiva ela é;
2. O quão produtiva ela precisa ser;
3. Como ela se posiciona em comparação com os outras equipes no mercado.
Metodologias do desenvolvimento de softwares
Sendo algo extremamente discutido, a produtividade sempre foi posta em pauta, e acabaram surgindo as chamadas metodologias ágeis, que visam aperfeiçoar e otimizar a criação de softwares. Por exemplo, a SCRUM, a Programação Extrema e o Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades.
SCRUM
A SCRUM baseia-se em ciclos com período de tempo definido, chamados Sprints, onde trabalha-se para alcançar objetivos bem definidos. Estes objetivos são representados no Product Backlog, uma lista de itens a fazer constantemente atualizada e repriorizada.
SCRUM esquematizado.
Programação Extrema
A Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos vagos e em constante mudança. Para isso, adota a estratégia de constante acompanhamento e realização de vários pequenos ajustes durante o desenvolvimento de software.
Os