Importancia dos estoques
Os estoques são importantes por que proporcionam ganhos indiretos as empresas, pelas características de sua função. Assim sendo, quando a empresa consegue obter um desconto financeiro pela compra de maior volume de mercadorias, ou por adquirir uma maior quantidade de lotes ao comum comprado, essa quantidade adicional de mercadorias que foi adquirido não possui função imediata e acabará indo para o estoque, sendo armazenado pela empresa até o devido momento de seu uso, no caso de matérias-primas, ou até o momento em que o cliente desejar comprá-lo.
CUSTOS DOS ESTOQUES
É usual ouvirmos “estoque custa dinheiro”. A afirmativa é bem verdadeira. A necessidade de manter estoques acarreta uma série de custos às empresas. Os japoneses, pioneiros do Just in time, consideram os estoques como uma forma de desperdício. Podemos classificar os custos de manter estoques em três grandes categorias:- custos diretamente proporcionais aos estoques;- inversamente proporcionais aos estoques;- independentes da quantidade estocada.
CUSTOS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS – ocorre quando os custos crescem com o aumento da quantidade média estocada. Por exemplo, quanto maior o estoque, maior o custo do capital investido. Do mesmo modo, quanto maior a quantidade de itens armazenados, maior a área necessária e maior o custo do aluguel.
CUSTOS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS - São os custos que diminuem com o aumento do estoque médio. Quanto mais vezes comprar (ou se preparar a fabricação), menores serão os estoques médios e maiores serão os custos decorrentes dos processos de compras (ou de preparação). As despesas que compõem o custo de obtenção incluem: mão de obra (emissão e processamento do pedido); material utilizado na confecção do pedido (papel, envelopes, selos, etc.); custos indiretos (telefonemas, energia, etc.)
CUSTOS INDEPENDENTES - Os custos independentes são aqueles que independem do estoque médio mantido pela empresa, ou seja, independe da quantidade