Importancia da gestão de estoque
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUES
A relevância do gerenciamento de estoque surgiu para suprir uma necessidade das empresas de controlar tudo que se passava com os materiais, o período de cada um dentro dos armazéns, a quantidade mantida em cada compartimento, quando requisitar novamente aquele produto.
De acordo com Viana (2002, p. 108), um dos primeiros livros que se conhece tratando especialmente de problemas de estoque, na obra intitulada “Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento”, o que se tem conhecimento sobre o problema de estoque fora publicado por George Becquart, na França, em 1939. No Brasil os estudos modernos de gerenciamento de estoque só começaram na década de 50 e até hoje os resultados são muitos satisfatórios. Neste contexto, Viana (2002, p.108), cita que, assim, em qualquer empresa, os estoques representamcomponentes extremamente significativo, em seus aspectos econômicos financeiros ou operacionais críticos. Isso já não acontece com as empresas prestadoras de serviços públicos ou serviços em geral.
Bowersox e Closs (2001 p.254 - 255), dizem que o gerenciamento de estoque é o processo integrado pelo qual são obedecidas às políticas da empresa e da cadeia de valor com relação aos estoques. A partir dessas ideias, entendemos que a abordagem reativa ou provocada utiliza-se da demanda dos clientes para deslocar os produtos por meio dos canais de distribuição. Uma filosofia alternativa é a abordagem de planejamento, que projeta a movimentação e o destino dos produtos por meio dos canais de distribuição, de conformidade com a demanda projetada e com a disponibilidade dos produtos.
Uma terceira abordagem híbrida é uma combinação das duas primeiras, resultando numa filosofia de