Abbagnano
Das diversas formas de reducionismo encontramos o reducionismo ontológico e metodológico presente na ciência e na sociedade de forma geral. O reducionismo antológico que esta relacionado diretamente ao ser humano e aos objetos, nada mais é que a idéia de que tudo que existe é feito de um pequeno número de substâncias básicas que se comportam de forma regular, ou seja, o ser foi transformado, modificado, lapidado em busca de melhorá-lo ou de buscar a sua essência, a verdade sempre com o uso de um método cientifico racional, onde os fatos e objetos sejam de fato provados verdadeiramente.
Reducionismo metodológico esta relacionado diretamente com a ciência, é a idéia de que as explicações, como as científicas, devem ser continuamente reduzidas às entidades mais simples possíveis, afim de melhor compreendê-la, com o objetivo final de entender o todo. A navalha de Occam[1] é a base deste tipo de reducionismo.
É a idéia de que todos os fenômenos podem ser reduzidos a explicações científicas, através de um método, de uma técnica, onde o objeto de estudo seja particionado em busca de verdade cientifica.
Segundo.Crema (1988, p.16) em seu livro Introdução à visão holística o reducionismo pode ser apresentado