Conhecimento e inovação
Reinaldo Cherubini Neto Mestrando em Administração – GESID –PPGA/UFRGS Bacharel em Administração pela FAPCCA – Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas. PPGA – Programa de Pós Graduação em Administração – UFRGS.
RESUMO O problema aqui apresentado, “o que é conhecimento?”, já vem há séculos sendo estudado nos mais diversos campos do conhecimento, inicialmente pela filosofia. Hoje este passou a ser um dos principais temas do estudo organizacional com o surgimento da “Gestão do Conhecimento”. No entanto as definições dadas pelos autores que se aventuraram no tema foram sendo suplantadas uma após a outra ao longo da história, e mesmo a definição usual é contestada. Sendo o problema apresentado “o que é conhecimento?”, o objetivo deste estudo exclusivamente bibliográfico é o de propor ou axiomatizar uma nova definição ou conceito de conhecimento. Para tanto apresenta-se primeiramente um breve panorama da Epistemologia tanto ocidental como oriental (especificamente Japão), após são visto alguns conceitos apresentados pela Metodologia Científica e no intuito de equacionar o problema são utilizados alguns conceitos da Teoria de Sistemas (TS) e Sistemas de Informação que parecem ser aceitos como evidentes, analisando-os para depois sintetizá-los através do “pensamento sistêmico” apresentado por Senge (1999) e da própria ótica da (TS), em um modelo explicativo do qual surge um conceito para o conhecimento. Palavras Chave: Gestão do Conhecimento, Epistemologia, Dado, Informação, Conhecimento
O QUE É CONHECIMENTO ? Sintetizando Epistemologia, Metodologia e Teoria de Sistemas em Uma nova proposição 1 – INTRODUÇÃO Diversos autores de economia e administração já no século passado visualizaram no conhecimento um importante aliado para a manutenção, diferenciação e crescimento das organizações. Entre eles citamos Alvin Toffler, Peter F.