Inovação baseada em conhecimento
A inovação baseada no conhecimento é a “grande estrela” do espírito empreendedor. É a que faz ganhar notória publicidade, dinheiro e as consciências das pessoas no que se refere a inovação. Contudo, nem toda inovação baseada em conhecimento tem relevância. Toda inovação baseada em conhecimento fincou sua marca na história e foram extremamente relevantes para o mundo. O conhecimento técnico ou cientifico, necessariamente, não representam as únicas formas de inovar, pois inovações sociais baseadas em conhecimento, também, deixaram suas lições para história. Isso se deve por que, dentre todos os tipos de inovações, as baseadas em conhecimento se sobressaem. Isso se deve porque, são mais duráveis, há menor taxa de perdas e é muito mais desafiadora, além de ser difícil de controlar.
1.1 AS CARACTERÍSTICA DAS INOVAÇÕES BASEADAS EM CONHECIMENTO As inovações baseadas em conhecimento se diferem, pois possuem um longo tempo de espera até seu aperfeiçoamento e aplicação à tecnologia. Após isso, leva também mais um tempo para que essa tecnologia se transforme em produtos ou serviços no mercado.
Um exemplo é o de Rudolph Diesel, que inventou o motor que leva seu sobrenome em 1897, na época todos sabiam que se tratava de uma grande inovação. Porém, somente em 1935, Charls Kettering, redesenhou o motor à Diesel, transformando-o aplicável para utilização em navios, locomotivas, caminhões, carros e ônibus. Há também exemplos de que o tempo de aplicação dessas inovações foi encurtado, seja por motivos políticos, ou necessidade urgente de determinada tecnologia. Por exemplo, a Penicilina, que devido à Segunda Guerra Mundial, teve seu desenvolvimento acelerado.
O longo tempo de espera de uma inovação, não depende somente de fatores como ciência e tecnologia. Ela também se aplica ao conhecimento não científico e não tecnológico. Tomamos como exemplo os conceitos de Administração, que foram acessíveis após a primeira guerra mundial, após o primeiro