Gestão do Conhecimento e Inovação
É notável que as empresas vivem em meio à competitividade organizacional e nem sempre valoriza devidamente seus colaboradores, sendo que estes são os maiores valores para a empresa obter sucesso.
Gestão do conhecimento é fundamental dentro das organizações, porém a dificuldade de colaboradores e gestores é como tornar a gestão ativa no ambiente de trabalho. O primeiro passo para a gestão do conhecimento é o desenvolvimento do grupo envolvido, implantar um sistema em que todos tenham algo a oferecer, seja na habilidade ou nas experiências em diversas áreas.
Planos desenvolvidos para tornar ativa a gestão do conhecimento organizacional:
1) Delegação de autoridade
Essa gestão é a melhor maneira para descentralizar o vício das decisões, que as deixam mais burocrática. É uma gestão extremamente participativa, que da autonomia aos colaboradores, que envolve as responsabilidades e poder. É necessário passar aos colaboradores o pensamento que eles são empresários e proprietários da empresa e passar a eles as necessidades para o real exercício. O resultado dessa gestão é a motivação, potencial de competitividade, agilidade e satisfação de todo o grupo.
Esta em prática na empresa, o Pensamento Solidário, em que o colaborador, sorteado do mês, tem a autonomia para beneficiar o grupo como um todo, administrando um valor de R$ 500,00, com o objetivo de fortalecer a ideia “o melhor para o grupo é o melhor para mim”. Assim cada colaborador passa pela experiência de administrar valores da empresa.
2) Reuniões
Realizar reuniões com mais frequência para coletar ideias e verificar os diferentes pontos de vista, com toda a equipe, assim todos se sentem incentivados a opinar sobre os determinados assuntos, em um ambiente em que os participantes não serão julgados pelas suas ideias. A rotina de reuniões aumenta a aceitação de decisões, pois os participantes se sentem responsáveis para a solução dos assuntos. Além disso, esses