interações mediacamentosas

730 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE SAUDE E TECNOLOGIA RURAL
CAMPUS DE PATOS-PB
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Disciplina: Farmacologia
Amanda

Interações Medicamentosas

Patos, Fevereiro de 2015

O Significado Clínico das Interações
Interações medicamentosas são tipos especiais de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros, ou através da administração concorrente com alimentos. Devemos conhecer as interações medicamentosas em seu exato funcionamento, pois muitos pacientes requerem uma terapia com várias drogas, freqüentemente sob a supervisão de vários médicos, isto aumenta o risco de interações medicamentosas adversas importantes, o que ressalta a importância do conhecimento das interações e da identificação precoce dos pacientes em risco.
As interações entre drogas envolvem os quatro processos farmacocinéticos: absorção, distribuição, biotransformação e excreção (depuração renal). As conseqüências clínicas das interações medicamentosas farmacocinéticas são resultantes do aumento ou da diminuição dos efeitos terapêuticos ou tóxicos da droga envolvida. O conhecimento dos mecanismos prováveis das interações medicamentosas é essencial para a prescrição e o uso de drogas, pois podemos prever seus efeitos e suas conseqüências para melhora do paciente. Esta interação muitas vezes é resultante de mais de um mecanismo, porém, conforme o mecanismo predominante, as interações podem ser classificadas em físico-químicas, farmacodinâmicas e farmacocinéticas.
Interações Físico-Químicas
Estas interações podem ser chamadas de farmacêuticas, porque se referem aquelas interações antes das drogas serem administradas, fora ainda do organismo, especialmente com misturas destinadas a uso intravenoso. Estas reações físico-químicas podem resultar na inativação dos efeitos biológicos de uma ou ambas as drogas ou na formação de um novo

Relacionados