Ensina-me a viver
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTÁGIO III
Prof.ª. MS. VERA LUCIA DOS SANTOS
Luciene Fernandes da Silva
FILME A SER ASSITIDO E TRABALHADO:
TÍTULO: ENSINA-ME A VIVER
ATIVIDADES:
1ª) A partir do filme “ ENSINA-ME A VIVER”, expresse seu entendimento determinações da sociabilidade humana na constituição do ser humano.
sobre
as
O ser humano é inserido no meio social desde o nascimento, quando vem ao mundo fazer parte do primeiro grupo social, a família. No filme, Ensina-me a viver, Harold, um garoto com problemas de interação social, vive praticamente isolado do mundo, mantendo apenas relações, embora conflituosas, com sua genitora. A partir do momento em que ele conhece
Maude, uma senhora com 80 anos incompletos, o jovem se identifica e se senti aceito neste novo grupo descobrindo os prazeres da vida que até então não sentia. O que se entende com a história do filme é que o homem precisa de um grupo para haver a sociabilização, pois é em sociedade que o homem é capaz de se desenvolver, apreender e repassar conhecimentos.
2ª) Ainda com base no filme explique qual o papel da ética na (re) produção da vida social?
Sendo a ética a ciência que estuda a conduta do homem para qual deve ser orientada, seu papel na (re) produção da vida social, a meu ver, é de fazer o estudo da dinâmica da vida social dos homens que esta sempre se adequando às novas determinações societárias, modificando assim valores e inserindo novos elementos culturais.
3ª) Conceitue, com base em fontes que devem ser citadas de acordo com as normas da ABNT, as seguintes terminologias:
Consciência: “O uso filosófico desse termo tem pouco ou nada a ver com o significado comum (v. CONSCIÊNCIA1),de estar ciente dos próprios estados,percepções, ideias, sentimentos, volições, etc,quando se diz que um homem "está consciente"ou "tem C", se não está dormindo, desmaiado,nem afastado, por outros acontecimentos,da atenção a seus modos