O Manifesto da Internet
O Manifesto da Internet
Como enfatiza Karl Marx e Friedrich Engels na obra “O Manifesto Comunista”, as sociedades sempre estiveram em desequilíbrio, com diferenças entre os que têm condições de possuir e os que não têm. Mas, algo que pode melhorar as condições dos que possuem poucos recursos é a Internet. Ela possibilita a busca por novos conhecimentos, melhorando a educação e o posicionamento político, além de ampliar as oportunidades de emprego.
Em primeiro lugar, é importante destacar a relevância da Internet para a educação. Ela é uma extensão da sala de aula, onde os alunos podem usufruir de outros meios, como vídeos, fotos e áudios, para assimilar e compreender melhor o assunto estudado. Com isso, os alunos saem de um espaço imaginário para uma visão mais rica em detalhes. Além disso, a Internet fez com que a educação se expandisse, no chamado Ensino a Distância, em que as pessoas têm a possibilidade de estudar em casa.
Outro fator primordial da Internet é o de informar, fazendo com que as pessoas adquiram senso crítico e tornem-se capazes de atuar politicamente. Diferentemente dos meios de comunicação tradicionais, como rádio e tevê, o internauta pode ter diferentes pontos de vista para poder formular o próprio. Com isso, eles poderão investigar os atos dos representantes públicos e poder cobrar as propostas que eles tinham feito, bem como, poder cobrar seus direitos. Tornando-se cidadão críticos, as pessoas poderão eleger representantes que busquem soluções para os problemas da população.
Convém ressaltar também que a Internet é um excelente meio para poder adquirir um emprego. São inúmeros os sites que divulgam oportunidade de emprego e inúmeros os que são apropriados para cadastrar currículos. Não se restringindo a esse fato, por meio da Internet é possível fazer cursos online, muito dos quais oferecem certificado aceitos por muitas empresas. E ainda há a