A importância do estoque para as empresas
Como a globalização vem aumentando a competitividade entre as empresas dia após dia, elas necessitam utilizar outros meios para não perder seu espaço no mercado, tais como: reduzir sua margem de lucro, diminuir seu estoque e,dessa maneira,obtermaior flexibilidade de preço e controle do fluxo de caixa.Além disso, outra preocupação das empresas é o elevado valor dos impostos, tais como contribuição social e imposto de renda, o que fazcom que sejam desenvolvidos planos para que os impostos não atinjam uma quantia muito elevada. Uma das principais influências para esse valor é o estoque, segundo MISSAGIA e VELTER (2011, p.28).
O estoque possui muita importância para a empresa e seus lucros, pois, como afirma MOURA (2006, p. 08):
Hoje, sabemos que uma empresa em destaque, pronta para enfrentar fortemente a concorrência do mercado – traz à tona os problemas de todo o ciclo produtivo. Outra vantagem da gestão eficiente é possibilitar ajustes eficazes em seu processo, resultante em redução de custo e economia nas aquisições. O estoque tem efeito impactante no êxito das empresas. Um dos motivos é o alto volume de dinheiro empregado.
Percebe-se, pelas palavras de Moura, que a gestão de estoques possui muita relevância, pois, por meio de uma gestão eficiente, é possível uma melhora nos processos da empresa, resultando em redução de custos e de economia nas suas aquisições de mercadorias.
Por sua vez, uma gestão de estoques inadequada pode causar influências prejudiciais ao lucro, pelo simples fato de que o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) é calculado por meio da soma do valor do estoque inicial e do valor de compras de mercadorias, decrescido do valor do estoque final. Utilizando UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai), PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) ou Custo Médio, esse valor pode ser alterado, positiva ou negativamente, podendo tanto diminuir como aumentar o valor do imposto a ser pago,explica SZUSTER (2007, p.147).
A