Produtividade do leite
Pascoal José Marion Filho* Jones de Oliveira Fagundes ** Gabriela Schumacher *** RESUMO: Este artigo avalia a evolução da produtividade, da especialização e da concentração da produção de leite nas microrregiões do Rio Grande do Sul no período de 1990 a 2009. A produtividade é medida pela razão entre a produção de leite e o número de vacas ordenhadas; a especialização é avaliada a partir do Quociente Locacional (QL) e a concentração é determinada pelo Gini Locacional (GL), segundo a divisão geográfica de microrregiões do IBGE. Os resultados da pesquisa mostram que cresce a produtividade, a especialização e a concentração na produção de leite, com destaque para as microrregiões de Três Passos, com QL igual a 2,33 em 2008, e de Passo Fundo, com produtividade de 4.197 litros/vaca, em 2009. O Gini Locacional também apresentou um crescimento expressivo no período 1990-2009 (56,25%), passou de 0,32 para 0,50.
PALAVRAS-CHAVE: Gini Locacional; Leite; Produtividade; Quociente
Docente Associado do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/ USPSP; Email: pascoaljmarion@yahoo.com.br. ** Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM;. Email: jonesof@yahoo.com.br. *** Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Email: gabi. schumacher@hotmail.com.
*
Marion Filho, Fagundes e Schumacher
83
Locacional.
PRODUCTIVITY, SPECIALIZATION AND CONCENTRATION OF MILK PRODUCTION IN MICROREGIONS OF THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL (1990-2009)
ABSTRACT: Current research evaluates the evolution of productivity, specialization and concentration of milk production in micro-regions of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, between 1990 and 2009.