Índices de Produtividade (Pesquisa)
I. Índices de produtividade em gado de leite
A bovinocultura leiteira é de extrema importância, as produções de leite aumentam significativamente e como tomada de inicio para o assunto deve-se saber que para a exploração de vacas em produções de leite devem-se estabelecer índices de produtividade, porque através do mesmo torna-se possível elaborar uma depreciação técnica da atividade. A análise básica de custos e receitas pode ser capaz de revelar fatores determinantes para o progresso ou fracasso da fazenda produtora. É de estrema importância a avaliação destes índices para a caracterização dos sistemas de produção nos quais foram obtidos. Tendo a finalidade de refletir os conceitos da produção adotada pela fazenda produtora de leite.
Existe uma diversidade enorme de sistemas de produção. Tendo em vista que as técnicas e aspectos de produção podem variar, representando a interação entre os recursos climáticos, econômicos e sociais de determinadas áreas.
II. Fatores a serem considerados na intensificação da produção
Como foram apontados anteriormente os sistemas de produção devem estabelecer índices de produtividade, assim sendo, o controle administrativo, o investimento financeiro e a tecnologia a ser introduzida devem obrigatoriamente promover mudanças na eficiência do sistema de produção. Os objetivos e a elevação da produtividade só serão alcançados se os criadores derem relevância aos seguintes aspectos.
1. Aproveitamento mais racional da mão-de-obra
A mão-de-obra é um fator que influencia nos custos de produção. A mão-de-obra já escassa viabilizou a utilização de máquinas mecânicas em grande escala, capaz de modificar a eficiência de trabalho manual. Os dados baixo mostram a evolução do trabalho rural em fazendas leiteiras dos Estados Unidos, no período de 45 anos, demonstrando a importância da eficiência numa região onde o fator pode representar 50% ou 60% de custos em produções de leite.
O sucesso de tais aproveitamentos em