Producao
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
Curso de Administração
PRODUÇÃO II
Alessandro Lima Dantas - 2022915
Rio de Janeiro 2014
METODO DO CAMINHO CRÍTICO
1. Qual a diferença entre PERT e CPM?
R: A diferença entre os dois métodos está adstrita á determinação do atributo tempo das atividades. Método de PERT, a duração das atividades é determinada de forma probabilística, já no CPM é de forma determinística.
Modo PERT – Para cada atividade, são atribuídas três durações: otimistas, mais provável, pessimistas.
Modo CPM – Uma única direção para cada atividade.
Desenvolvidos independentemente, possuem apenas pequenas diferenças: o CPM é um modelo determinístico, isto é não utiliza tempos aleatórios para a duração das atividades e foi originalmente concebido para resolver problemas de programação de calendário na indústria, já o PERT é um modelo probabilístico, por utilizar conceitos de probabilidade na estimação da duração das atividades, e foi concebido para lidar com problemas de incerteza, como a adoção de novas tecnologias ou a programação de projetos inovadores.
2. O que se entende por caminho crítico de um projeto?
R: Refere-se a um conjunto de técnicas utilizando para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos.
O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada.
É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por