Produ O
PEDAGOGIA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM
GRUPO
CEREJEIRAS-RO
2014
2
INTRODUÇÃO
Ao se pensar a docência emerge a discussão sobre o que é a prática profissional assim como questiona-se a relação entre a teoria e a prática e sua influência para salas de aulas.
O professor carrega os sentidos e significados sociais configurando a atividade de aprender e ensinar, transformando atos e objetos no processo de seu trabalho que consiste em formar, ensinar, aprender e produzir conhecimentos.
Percebemos a necessidade de se repensar a educação que temos e a educação que queremos. Captar as exigências, necessidades e posturas de novas discussões e práticas é nosso desafio.
Discutir a formação de professores nos instiga a considerar as grandes transformações de caráter social, político e econômico que temos vivenciado.
Essas mudanças estão ligadas aos pressupostos que dão sustentação ao modelo de sociedade capitalista, como a globalização da economia, a concentração de riquezas e práticas que estimulam a divisão do conhecimento. A escola, por sua vez, é uma instituição que não fica à margem desse processo e acaba potencializando valores que caracterizam a sociedade moderna, como a fragmentação do saber. Contraditoriamente, faz isso ao mesmo tempo em que se propõe a trabalhar para a formação de um aluno integral e consciente, capaz de compreender e criticar a realidade. Na formação de professores, muitas vezes, a proposta educativa é insuficiente para a concretização da aprendizagem dos conteúdos produzidos pelos homens. Acredita-se que isso ocorra devido à falta de elementos que permitam compreender essa questão, bem como por um limite no trabalho voltado para a emancipação humana.
Dentre essas mudanças que podemos vivenciar observamos que a escola como espaço físico não mudará, mas a escola enquanto espaço humano essa sim pode e deverá mudar transformar em uma escola com idéias novas sem tropeços, ou mesmo e com toda certeza