Produ o
1 INTRODUÇÃO
Uma vez discutido o funcionamento do mercado, vamos deter-nos um pouco mais na Teoria da Firma, que está por trás da curva de oferta de mercado.
O grande objetivo da firma que opera no setor privado é a maximização de lucros. Do ponto de vista econômico, o Lucro Total (LT) é a diferença entre a
Receita Total (RT) e o Custo Total (CT):
LT = RT - CT
A receita total, por sua parte, se define pelo produto entre o preço de ven da (p) e a quantidade produzida (q). Assumindo, por enquanto, que o preço de venda é dado ,1 a receita total dependerá da quantidade produzida. Dessa forma, a Teoria da Firma divide-se em Teoria da Produção e Teoria dos Custos.
A Teoria da Produção que passaremos a analisar refere-se às relações tecnológicas, físicas, entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados na pro dução, enquanto a Teoria dos Custos de Produção inclui os preços dos insumos.
2 CONCEITOS BÁSICOS
2.1
A ESCOLHA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO
Produção é o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de pro dução adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado. Assim, a
1 Esta suposição será discutida mais em detalhe no Capítulo 7.
110 Economia Micro c Macro • VasconceJIos
........................................................................ ............. ......... — ------------------------------------- — —
-----------------------
firma é uma intermediária: compra insumos ( inputs, fatores de produção), com bina-os segundo um processo de produção escolhido e vende produtos (outputs) no mercado.
O processo de produção pode ser ou mão-de-obra-intensivo, ou capitalintensivo, ou terra-intensivo (Figura 5.1), dependendo do fator de produção utilizado em maior quantidade, relativamente aos demais.
Mão-de-obra (N)
------- ------- 1
Capital Físico (K)
^
Área, Terra (T)
..................... 1
PROCESSO DE
PRODUÇÃO
PRODUTO (q )— ►
Matérias-primas (Mp)
Figura 5.1
O processo de produção.
A escolha do processo de