Produ o textual individual
O maior objetivo desta atividade é mostrar as principais mudanças e consequências que estão acontecendo neste momento de reestruturação do setor supermercadista através da modernização eletrônica e automação comercial introduzidas no mercado.
O setor supermercadista nas últimas duas décadas teve uma grande evolução graças ao desenvolvimento tecnológico proporcionando técnicas de gestão mais eficientes e um melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços dentro dos estabelecimentos, disponibilizando novos modelos organizacionais e mais intensivos em conhecimento e informação. Estes tópicos junto com a globalização e aberturas de novos estabelecimentos contribuíram na evolução nas técnicas de distribuição, no sistema de logística e de controle de qualidade das empresas, onde seu maior objetivo é satisfazer às necessidades dos consumidores. Ao comércio varejista, é atribuído um trabalho importante em relação às produções, pois o setor pratica grande influência sobre os consumidores com relação as suas preferências.
2 Mudanças na estrutura geral
Desde a década de 1990, o setor supermercadista tem passado por várias transformações, como:
Modernização eletrônica e seu uso nas transferências de informações
Automação comercial
Processo de consolidação das empresas de maiores porte Por isso, o novo setor Supermercadista foi separado do setor Comércio e os indicadores econômicos referentes à geração de emprego, renda, produção e impostos e índices de ligações de diferentes setores foram calculados para todos os setores da economia. Para os anos seguintes também foi aplicada uma nova metodologia para análise setorial do varejo, que consiste em incluir os valores a preços mais baixos das mercadorias comercializadas como custos operacionais do setor supermercadista.
A tendência do setor em grandes oligopólios acabou gerando destaques sobre o varejo por um longo