Produ O De Borracha Vulcanizada
Produção de borracha sintética
Introdução
A borracha é um polímero que pode ser natural ou artificial. A borracha natural é obtida por meio do látex, que é produzido em muitas espécies vegetais tropicais. Mas praticamente toda a produção mundial de borracha natural vem da extração de látex da seringueira.
Realizam-se incisões no caule dessa árvore e o líquido branco escorre, sendo coletado em tigelas e devendo ser recolhido com frequência a fim de evitar contaminação e putrefação. O polímero da borracha é um polímero de adição, conhecido como poli-isopreno,
Borracha sintética é aquela que pode ser feita da polimerização de uma variedade dos monômeros(do grego "mono", "um" e "meros", "parte", é uma pequena molécula que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros), incluindo o isopreno (2-metil-1,3-butadieno), o 1,3-butadieno, o cloropreno (2-cloro-1,3-butadieno), e o isobutileno (metilpropeno).
A borracha natural que vem do látex é, na maior parte, isopreno polimerizado com pequena porcentagem de impurezas, o que limita a sua variedade de propriedades disponíveis. Também, há limitações nas proporções de ligações duplas cis e trans resultantes dos métodos de polimerização do látex natural, que limita também as propriedades disponíveis da borracha natural, embora a adição do enxofre e vulcanização sejam usados para melhorá-las.
A primeira borracha sintética foi um polímero de dimetil butadieno (C4H6), fabricado na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Mas esta borracha era de qualidade muito inferior à borracha natural.
Muitos tipos diferentes de borrachas sintéticas estão agora em uso, sendo a mais difundida a borracha produzida pela polimerização do butadieno com o estireno. Em muitos casos esta borracha podendo até substituir a borracha natural já que resiste melhor ao envelhecimento, às rachaduras e à abrasão do que o produto natural.
Entretanto, sua resistência e flexibilidade são pobres e em algumas