Produção industrial de amônia
1-INTRODUÇÃO: Amônia (NH3) é um dos produtos químicos mais importantes para o ser humano, sendo uma das cinco substâncias produzidas em maior quantidade no mundo. Sua importância está relacionada ao seu uso direto como fertilizante e por se constituir matéria-prima para a fabricação de outros fertilizantes nitrogenados. A amônia também é utilizada na produção de explosivos de plásticos. A amônia (NH3) é um gás incolor, irritante, inflamável, tóxico e de odor característico e sufocante, muito solúvel na água. A síntese industrial de amoníaco é feita pelo processo de Haber-Bosch, descoberto devido à necessidade de disponibilizar uma maior quantidade de alimentos com o aumento da população mundial, visto que o amoníaco possuía azoto na sua constituição, elemento essencial ao desenvolvimento das plantas. O amoníaco é principalmente usado na síntese de fertilizantes e de catalisadores, na produção de ácido nítrico e como refrigerante. É obtido a partir do azoto atmosférico e do hidrogênio proveniente do gás natural, segundo a seguinte equação química:
N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
Existem adubos simples e adubos compostos, sendo que os primeiros os que contêm apenas um elemento fertilizante (azoto fósforo ou potássio). Os segundos contêm pelo menos dois dos três elementos fertilizantes referidos. Para, além disso, existem também os adubos orgânicos, que se obtêm a partir de matéria de origem vegetal ou animal como, por exemplo, a ureia, o estrume e os adubos verdes. Também é componente de vários produtos de limpeza.
O amoníaco é facilmente biodegradável. As plantas absorvem-no com muita facilidade, sendo um nutriente muito importante como