Trabalho de quimica sobre amonia
Allyson João Correia da Luz Silva
Química
Profº Gilberto
Produção industrial da amônia pelo processo Haber-Bosch
Resumo
2015
SUZANO
Allyson João Correia da Luz Silva
PRODUÇÃO INDUSTRIAL DA AMÔNIA PELO PROCESSO DE HABER-BOSCH
Resumo
Resumo dos textos sobre a produção industrial da amônia pelo processo de Haber-Bosh.
Orientador: Profº Gilberto
2015
SUZANO
Resumo:
A amônia é formada a partir dos gases hidrogênio e nitrogênio. A amônia na Europa no início do século XX era matéria prima para que a produção agrícola fosse suficiente para alimentar a todos. Compostos nitrogenados também eram usados na indústria bélica. Esses compostos eram obtidos a partir do salitre (NaNO3), proveniente de minas do chile. Vários países europeus buscaram desenvolver métodos para sintetizar compostos sintetizados compostos nitrogenados a partir do gás nitrogênio, abundante na atmosfera. Alguns processos foram desenvolvidos, porém consumiam muita energia e produziam pouca amônia. A Alemanha também se empenho na tentativa de desenvolver um método de obtenção de amônia que utiliza como matéria prima o nitrogênio do ar.
Já se sabia que a síntese da amônia aparentemente não se completava, pois, empregando-se quantidades estequiométricas de hidrogênio e nitrogênio, havia um momento em que a quantidade de amônia formada parecia ter alcançado o seu limite máximo.
Fritz Haber fez estudos para desenvolver um processo de obtenção do gás amônia a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio. A ideia era que o processo pudesse permitir a produção de amônia em escala industrial e ser economicamente viável. Haber fez reagir o hidrogênio e o nitrogênio gasosos na proporção em quantidade de matéria de 3:1 a diferentes temperaturas, tanto que ele constatou alguns detalhes.
Em temperaturas mais baixas, a transformação ocorria mais lentamente, porém, conseguia maiores quantidade de amônia.
Em temperaturas mais altas, a transformação ocorria mais