Processos Industriais
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA
MAYCON DOUGLAS CASTRO ALVES DOS SANTOS
INDÚSTRIA DA AMÔNIA E INDÚSTRIA DO ÁCIDO NÍTRICO
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 RESULTADOS E DISCUSSÃO 3
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A indústria do nitrogênio é de grande importância dentro da grande indústria química. Hoje são vários os produtos de nitrogênio obtidos através desses processos. Como exemplos temos a amônia, o ácido nítrico, a uréia e nitratos/nitritos.
O foco desse trabalho são as industrias de amônia e a de ácido nítrico.
Como sabemos, o ar é rico em gás nitrogênio e por ser um gás inerte é difícil a sua obtenção natural para obtenção dos produtos almejados. Pensando nisso, o exército alemão financiou a indústria do país até que em 1911 a primeira planta industrial de produção de amônia à partir do nitrogênio de ar estava em operação. O objetivo do exército alemão era chegar em explosivos nitrogenados.
O processo ficou conhecido como processo de Haber-Bosch e é muito importante até hoje para a indústria química. Sendo a maior parte da amônia produzida utilizada em fertilizantes.
Já o ácido nítrico é, atualmente, produzido pela oxidação da amônia ao ar.
2 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do processo de Haber-Bosch fez com que a produção de amônia se revolucionasse. Hoje a amônia é produzida em grande escala, de maneira fácil e ela é ponto de partida para a obtenção de diversos produtos.
Além de ser amplamente utilizada na produção de fertilizantes foi muito utilizada e voltou a ser utilizada em refrigeração.
A reação realizada nesse processo ocorre da seguinte forma: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)
Como podemos ver, a reação ocorre em forma de equilíbrio químico, sob essas condições: 200 atm de pressão e entre 450-500ºC.
Essas condições são as ideias para favorecer a