Fritz Haber
FACET - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Bacharelado e Licenciatura em Química
Justus von Liebig
Aluno: Fábio Ribeiro Pinheiro
Disciplina: Historia da Química
Junho 2014
Dourados – MS
Introdução
O texto “A Historia da Química contada por suas descobertas” aborda a historia do Químico alemão Fritz Haber, descobridor da síntese da amônia, uma das invenções mais importantes do século xx, paralelo com a historia de Fritz Haber, o texto aborda momentos históricos, que direto ou indiretamente foram influenciados pela Química.
Os Autores do Texto são Reinaldo Calixto de Campos (Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988).) e João Augusto Gouveia (mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975).).
4. Descrição resumida da reação de síntese da amônia.
O processo de Haber é uma reação entre o nitrogênio e o hidrogênio para produção de amônia. Porém não é tão fácil obter esse produto devido às condições necessárias. Uma delas seria por ter uma ligação tripla no N2 dificultando a sua quebra e por isso a importância que sua energia de ativação e temperatura seja muito alta. Assim se faz necessário a presença de catalisadores, pois são eles que ajudam nessa quebra. Portanto para se obter o produto da amônia são necessários 3 itens importantíssimos: alta pressão, uso de catalisadores e temperaturas altas.
Mas só em 1909, Haber constatou que o ósmio era um excelente catalisador, que permitia um rendimento de 8% a uma pressão de 175 atm. e a 550ºC. A partir desta concepção foi que Haber obteve o primeiro produto.
Reação catalisada a 175 atm. E 550ºC:
N2(g) + 3H2(g) <--> 2NH3(g) + energia
Mas só em março de 1910