procurando um trablho
Esta publicação reúne um conjunto de informações econômico-financeiras que permitem estimar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País, bem como acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.
Apresenta, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, retiradas e outras remunerações, receitas, custos e despesas, valor da produção e valor da transformação industrial. Os resultados são pautados na versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e estão acompanhados de análise estruturada em três seções. Na primeira, são apresentados os resultados comparativos da Pesquisa Industrial Anual - Empresa no período de 2007 a 2010, contemplando informações sobre o número de empresas, a estrutura de receitas, custos, despesas e investimentos no ativo imobilizado, bem como sobre o valor adicionado dos setores de maior participação no total da indústria brasileira. A segunda parte traz uma breve contextualização econômica desse período, que se caracterizou pela crise financeira internacional iniciada em fins de 2008, a subsequente recuperação a partir do segundo trimestre de 2009 e a consolidação do crescimento ao longo de 2010. A última parte efetua uma caracterização do segmento de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, utilizando não só os resultados da própria pesquisa, mas também outras fontes de informações relativas ao setor no período considerado.
A publicação inclui notas técnicas sobre aspectos metodológicos. O CD-ROM que a acompanha contém, além do volume impresso de 2010, informações retrospectivas atualizadas. O plano tabular da pesquisa bem como os resultados referentes às empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa contemplam o período de 1996 a 2010. Na versão