formula de bhaskara
E.E.B Frederico Rolla
ALUNO:Paulo Cabral
8ª SÉRIE 1
PROFESSOR:FERNANDO
INTRODUÇAO
Neste trabalho falarei sobre a formula de Bhaskara(Equaçoes de 2º grau)
Falarei um pouco sobre Bhaskara Akaria
Farei alguns cálculos e explicarei como se fazem!
DESENVOLVIMENTO
Uma equação do segundo grau cujos coeficientes sejam números reais ou complexos possui duas soluções, chamadas de raízes da equação. As raízes são dadas pela seguinte fórmula:
sendo x, 'y e z os mesmos coeficientes da equação de segundo grau, e o símbolo ± indica que uma das soluções é obtida através da soma e a outra por meio da diferença.
A fórmula acima é utilizada para determinar as raízes de uma equação quadrática, isto é, os valores que a pode assumir. No Brasil, a fórmula é conhecida como Fórmula de Bhaskara, mas em outros países é conhecida simplesmente como a fórmula geral para resolução da equação polinomial do segundo grau,1 sem qualquer referência a Bhaskara, que foi um matemático e astrônomo indiano do século XII, e autor do livro Lilavat. A descoberta da fórmula costuma ser atribuída aos babilônios antigos, e sua formalização ao matemático persa Al-Khwarizmi.
Na fórmula abaixo, a expressão que aparece sob a raiz quadrada é chamada de discriminante da equação quadrática, e é comumente denotada pela letra grega delta maiúsculo:
Dessa forma, pode-se reescrever a fórmula resumidamente como:
Uma equação quadrática com coeficientes reais tem duas raízes reais, ou então duas raízes complexas. O discriminante da equação determina o número e a natureza das raízes. Há apenas três possibilidades:
Se a equação tem duas raízes reais distintas.
No caso de equações quadráticas com coeficientes inteiros, se o discriminante for um quadrado perfeito, então as raízes são números racionais — em outros casos eles podem ser irracionais quadráticos.
Se a equação tem duas raízes reais e iguais, ou popularmente