Fenomenos sonoros
Todos os sons são produzidos por corpos que vibram. Os sons podem ser gerados por vibrações de cordas, como num violino. É o que acontece também num piano: quando pressionamos uma tecla, um pequeno martelo percute uma corda esticada, e esta começa a oscilar. Num tambor, a vibração prove de uma membrana; nos instrumentos de sopro (corneta, flauta, etc.), o que vibra é uma coluna de ar, colocada em movimento pelo sopro do instrumentista. A nossa voz também é o resultado de uma vibração. Quando falamos ou cantamos, o ar que sai dos pulmões põe em movimento as cordas vocais, que são pequenas membranas localizadas no interior da laringe.
Ao vibrar, a fonte sonora (ou seja, o corpo que emite som) comprime e rarefaz o ar que se encontra na sua vizinhança. Formam-se, desse modo, ondas longitudinais (as onda sonoras) que se propagam no espaço. Ao penetrar no receptor (o ouvido) fazem a membrana de o tímpano vibrar, e esse sinal é então transmitido ao cérebro, que o interpreta como som.
O som é resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. É energia que se propaga através de ondas, chamadas de vibrações mecânicas porque precisam de um meio material para se propagar. Este meio pode ser sólido, como a terra; líquido, como a água; ou gasoso, como o ar. Na maioria das vezes, ouvimos sons sendo transmitidos através do ar. O som não se propaga no vazio. Os meios de propagação são denominados meios elásticos por serem capazes de se deformarem à passagem das ondas sonoras e restaurarem a sua forma original após a passagem das mesmas. Qualquer meio material que propague uma onda sonora é considerado um material elástico.
Eco
Em alguns locais ouvimos o que falamos e posteriormente ouvimos novamente a nossa fala. Essa situação ocorre em razão do som emitido por nós ser refletida por alguns obstáculos.
Para uma melhor compreensão interpretaremos a reflexão sonora, que nos dará a ideia de como o som se