Processos e Valores Sociais
As pessoas, através das relações sociais, podem aproximar-se ou afastar-se, dando origem a formas de associação ou dissociação. A este aspecto dinâmico é dado o nome de processo social.
A sociabilidade, que é capacidade natural dos seres humanos de viverem em sociedade, se desenvolve por meio da socialização. É através da socialização que uma pessoa se integra a um grupo, assimilando costumes, hábitos e regras.
Um aspecto fundamental do processo social é o contato social. O contato social é a raiz da vida em sociedade. É através do contato social que nós estabelecemos relações com outras pessoas. Existem, basicamente, dois tipos de contatos sociais. O primeiro deles é denominado de contatos sociais primários. Estes são pessoais e íntimos. Os indivíduos tendem a compartilhar de suas experiências particulares; há uma certa fusão de individualidade. O contato é completo, isto é, é considerado como um fim em si mesmo. São os contatos pessoais onde há uma forte base emocional: a relação entre pais e filhos, marido e esposa, professor e aluno, um grupo de amigos etc. Já oscontatos sociais secundários são informais, impessoais e calculados. Geralmente são superficiais, envolvendo apenas uma faceta da personalidade. Um exemplo: um cliente entra numa farmácia e pede um remédio ao farmacêutico. O contato é informal e racional. Outros exemplos de contatos sociais secundários são aqueles mantidos por carta, telefone, e-mail etc.
Processo Social
Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais. Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade, por exemplo: quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa; quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra; quando um país entra em guerra com outro; etc.
Se partirmos do pressuposto de que cada indivíduo é