Processos e Impactos
Vive-se uma crise relacionada ao aumento do consumo e da crescente exploração dos Recursos naturais, oriunda do crescimento populacional e da larga escala de industrialização, que deixa dúvidas quanto ao futuro do planeta e dos seres vivos e gera a necessidade de ações de proteção do meio ambiente a partir da mudança de atitudes e de comportamentos, além da maximização da utilização dos recursos naturais disponíveis. Em vista disso, a questão ambiental passa a ser uma variável importante no processo de tomada de decisões empresariais, estando sujeitas a aspectos e pressões legais, sociais e mercadológicas.
É importante destacar que a poluição é apontada como um dos aspectos de maior impacto à degradação do meio ambiente e está associada a fatores como, por exemplo, a evolução dos meios produtivos a partir da industrialização da economia em larga escala e, na maioria das vezes, sem critérios adequados, e ao crescimento populacional expressivo em grandes centros urbanos.
Resíduos e Impactos Ambientais na Indústria têxtil
A geração de resíduos é um fenômeno inevitável que ocorre nas indústrias diariamente em volumes e composições que variam conforme seu segmento de atuação e nível produtivo.
Denomina-se resíduo os restos ou as sobras provenientes de um processo produtivo, e que são considerados como inúteis indesejáveis ou descartáveis. Podem se apresentar sob estado sólido, semi-sólido ou semi-líquido.
Durante o processo produtivo, os resíduos são gerados devido ao mau planejamento de criação, modelagem, corte e encaixe, qualidade ou falta de padronização das matérias-primas, mão-de-obra desqualificada, máquinas inapropriadas, entre outros fatores.
O desenvolvimento industrial introduziu padrões de geração de resíduos que surgem em volumes maiores que a capacidade de absorção da natureza, de maneira que ela não é capaz de absorvê-los e reciclá-los.
As fibras têxteis que originam os tecidos possuem composições variadas