Processos A
Direção: função administrativa que tem como papel Principal, acionar e manter vivo a empresa. Atos que caracterizam o papel dinâmico do diretor, está relacionado aos recursos humanos da empresa e refere-se às relações interpessoais dos administradores e seus subordinados. Dirigir significa interpretar os planejamentos para subordinados e ordenar instruções sobre como executá-las para alcance dos objetivos pretendidos.
A direção pode atuar nos seguintes níveis.
Nível global, abrange a empresa como um todo.
Nível departamental, abrange cada departamento da empresa.
Nível das tarefas e operações, focaliza cada tarefa ou operação especificamente.
A Direção está relacionada com a ação e como se colocar em mancha e tem muito a ver com as pessoas. Ela trata basicamente de relações humanas. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dada ás pessoas, por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação. O administrador em qualquer nível da organização no qual esteja inserido, precisa, comunicar, liderar e motivar sua equipe.
A Direção: é a atividade consistente em conduzir e coordenar o pessoal na execução de um plano previamente elaborado. Dirigir uma organização privada ou pública significa dominar a habilidade de conseguir que os seus subordinados, executem as tarefas para as quais foram designados.
Não basta dar ordens e instruções, é preciso saber motivar seus subordinados na realização de suas tarefas. Por exemplo, através de uma comunicação eficiente entre chefe e subordinado. É preciso dizer à equipe o motivo pelo qual aquele determinado trabalho é importante para a organização. São conceitos que apesar de simples, são comumente esquecidos pelos dirigentes, de organizações públicas e privadas, trazendo-lhes sérios prejuízos financeiros e operacionais, sem falar na perda da credibilidade do trabalho executado pelo gestor perante seus subordinados, pares