Processos Unitarios
Gustavo Batista ²
Leandro Tiburcio ²Rafael Soares ²Rômulo Pereira ²Thiago Pereira ²Resumo
Neste relatório vamos estimar o teor de óxido de cálcio (CaO) e do óxido de magnésio (MgO) de uma amostra de calcário (CaCO3) a partir do valor da perda por calcinação obtida em laboratório. No laboratório primeiramente, foi feita a pesagem de uma amostra de calcário. Após a pesagem, a amostra foi levada para um forno calcinador, onde foi feita a remoção química da água e do dióxido de carbono. Em seguida o material foi pesado novamente e foi calculada a perda de massa.
Palavras-chave: Óxido de cálcio (CaO), Óxido de magnésio (MgO), Perda por calcinação (PCP), Calcário (CaCO3), Forno calcinador .
Abstract
In this report we will estimate the amount of calcium oxide (CaO) and magnesium oxide (MgO) of a sample limestone from the value of loss on ignition (PCP) obtained in laboratory. In the laboratory primarily been done weighing a sample of limestone. After weighing the sample was taken to a kiln calciner, where it has been chemical removal of water and carbon dioxide. Than the material was reweighed and the weight loss measured.
Key words: Calcium Oxide (CaO), magnesium oxide (MgO), loss on ignition (PCP), Limestone, Oven calciner.
¹ EEIMVR – Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
² Graduandos em Engenharia Metalúrgica – UFF
1 – INTRODUÇÃO
Calcinação é o tratamento de remoção da água, CO2 e de outros gases ligados a uma substância – tipicamente hidratos e carbonatos. A calcinação, processo endotérmico é usada principalmente na produção de óxidos.
A calcinação é a transformação do calcário (CaCO3) em óxido de cálcio (CaO). O calcário é uma rocha sedimentária, o terceiro mineral mais abundante. Geralmente, é obtido acima do chão, mas existem algumas operações de extração subterrâneas. O calcário pode ser encontrado com muitas características e impurezas diferentes. As