Processos sociais
→quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa;
→quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra;
→quando um país entre em guerra com outro;
Se partirmos do pressuposto de que cada indivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, concluímos que os tipos de processos sociais estabelecidos entre as pessoas irão depender de cada um. A tendência natural dos seres vivos é de se associarem e desassociarem conforme seus interesses.
Os processos sociais se distinguem em associativos, quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso; e dissociativos, quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc.
Os processos associativos são: cooperação, acomodação e assimilação
→Cooperação é o processo em que diferentes indivíduos cooperam entre si para alcançar um objetivo em comum.
A cooperação direta: Compreende as atividades que as pessoas realizam juntas como no caso dos mutirões.
A cooperação indireta : É aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente umas das outras, por não serem auto suficientes. Exemplo: Um médico e de um lavrador: o médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e o lavrador necessita de cuidados médicos quando fica doente.
→Acomodação é o processo onde um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por um outro indivíduo ou pela sociedade.
→Assimilação é o processo de ajustamento, implica em transformações internas nos indivíduos ou grupos, envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e de agir, como por exemplo a conversão religiosa ou política ou filosófica (abandono