Processos sociais
CURSO: Arquitetura e Urbanismo
DISCIPLINA: Estudos Sociais e Economia
•
Introdução
Dentro da Sociologia teremos os Processos Sociais existentes na sociedade, percebemos que eles atuam na vida dos indivíduos de maneiras simples ou complexas, porém em outros momentos serão transparentes e em outros discretos.
Os Processos Sociais podem se classificar em Associativos e Dissociativos, e estes possuem algumas subdivisões.
Teremos a nossa frente às definições e exemplos destes Processos e percebemos a importância destes processos em nosso dia-a-dia.
Processos Sociais
são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais.
Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade, por exemplo:
• Quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa;
• Quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra;
• Quando um país entre em guerra com outro; etc.
Se partirmos do pressuposto de que cada indivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, então os tipos de processos sociais estabelecidos entre as pessoas irão depender de cada um. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais entre os membros de uma sociedade constitui, portanto, um processo social.
Os processos sociais se distinguem em associativos, quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso; e dissociativos, quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc.
Os processos associativos são: cooperação, acomodação e assimilação
Cooperação é o processo em que diferentes indivíduos cooperam entre si para alcançar um objetivo em comum.
Acomodação é o processo onde um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por um outro indivíduo ou pela sociedade.
Assimilação é o processo de