Processos psicológicos básicos
2. A Psicologia Científica difere-se da psicologia do senso comum por ser baseada em pesquisas controladas e sistemáticas, tendo objeto específico, conclusões passíveis de verificação e linguagem precisa. Como toda ciência, tem a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar o seu objeto de estudo, de modo que sejam levantados dados válidos e confiáveis.
3. A memória a curto prazo tem processamento superficial e abriga uma quantidade limitada de informações e por aproximadamente 15 segundos. Já a memória a longo prazo têm duração muito mais significativa (pode, assim como a MCP, perder-se, mas dura mais tempo). É na MLP que recuperamos memórias.
4.Os três processos básicos do processo de memorização são: aquisição (quando você está adquirindo o conhecimento), armazenamento (guarda a informação) e evocação (recupera a informação sobre o objeto). Repetição e associação são métodos de armazenar mais facilmente.
5. Na recordação precisamos colher indícios, buscar na memória a informação desejada. No reconhecimento, a informação já está lá. Precisamos de informações completas para recordar e de somente informações parciais para reconhecer.
6. O processo de coleta de informações sobre nosso meio ambiente é conhecido como sensação. Já percepção é o processo de organização e interpretação dos dados sensoriais para desenvolver a consciência sobre o meio ambiente e sobre nós mesmos.
7. A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. Se nos elementos percebidos não há equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, não alcançaremos a boa forma.
8. Aprendizagem como relação entre o todo e a parte.
9. Todas as operações mentais estão conectadas entre si. As cognições estão