processos psicologicos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS?
•
Senso comum
Ciência:
– “Vida do cotidiano” (intuitivo) X Realidade
(sistemático)
• Conhecimento humano: apropriação / processual;
integração
/
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Assim, podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência (pág.24).
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS?
• Psicologia científica: de que realidade falamos?
Ou diria realidades?
• Ciências humanas: no sentido amplo;
– Diversidade de objetos da Psicologia: concepções de homem; – O cientista/pesquisador confunde-se com o objeto a ser pesquisado;
– Ciências Psicológicas;
... essa diversidade de objetos justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS?
• A subjetividade como objeto de estudo: compreender a totalidade da vida humana e novos modos de ser;
... é o mundo de idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais. (pág. 28)
O BEHAVIORISMO
• Watson e a Psicologia (1913):
– As contingências do meio comportamento humano;
influenciam
– S R: hereditariedade e aprendizagem;
– Previsão e controle;
• A Análise Experimental do Comportamento:
Skinner (1904-1990):