processos psicologico
ATENÇÃO: A atenção ocorre quando há foco em um determinado estímulo, pois devido ao fato do indivíduo receber estímulos variados o tempo inteiro, ele seleciona os mais importantes para focar sua atenção. Há alguns fatores que fazem com que a atenção seja direcionada para o estímulo, tais como: a intensidade deste, a diferença entre ele e os demais, a novidade do estímulo ou até por necessidade ou interesse. Quando focamos no estímulo por interesse ou objetivo esse comportamento foi aprendido ao longo da vida, sendo assim uma seleção ontogenética. Já quando prestamos atenção porque o estímulo é mais intenso que os demais ou pela novidade desse estímulo, observamos que essa atenção ocorre de forma involuntária sendo uma seleção filogenética.
Identificamos este processo na parte do filme em que Kay vai até uma livraria e foca-se em encontrar livros que falam sobre como ter um casamento melhor, logo após foca-se em ler o livro que comprou, atentando-se a ele. Temos aí a atenção voluntária, quando o sujeito possui interesse no estímulo.
SENSAÇÃO: A sensação ocorre quando um estímulo age sobre o corpo, sendo o estímulo externo ou interno. Os externos provém dos órgãos dos sentidos e os internos vem do interior do corpo. Os estímulos externos agem sobre o sistema nervoso e geram as sensações, sendo assim são classificados como uma seleção filogenética.
Localizamos o evento em todas as cenas do filme, pois recebemos estímulos a todo momento. Por exemplo quando Kay conversa com o marido na cafeteria, lá ela recebe estímulos sonoros tanto do marido como de todas as pessoas que conversam ao seu redor, recebe estímulos visuais de todos os locais para onde olha. Nessa cena Kay e Arnold apenas pedem seu café e conversam, depois vão até o centro de terapia.
PERCEPÇÃO: A percepção é a interpretação da sensação, é o reconhecimento dos estímulos que recebemos diariamente. Para perceber é