Ética de platao e socrates
Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ingnorância e será sabio. (Conheça a si mesmo — Sócrates)
Ética sob as refências dos filósofos: Platão e Sócrates.
ÉTICA SOCRÁTICA
Em diálogos de Platão, Sócrates utilizava a técnica da maiêutica, ou seja, consistia em interrogar o interlocutor com o propósito de que por si mesmo encontrasse à verdade, e , por consequência, o filósofo seria um “parteiro de ideias” . Apesar de Sócrates obedecer às leis, ele questionava se elas eram realmente justas.
Conhece-te a ti mesmo.
Segundo Sócrates, Ética era uma convicção pessoal alcançada por meio de um “ demônio interior “, que ajudava a entender a justiça das leis.
O homem se torna objeto de investigação do ponto de vista ético.
Ele é investigado perante suas ações.
A nossa alma ou intelecto seria a motivadora de nossas ações.
Teoria das Formas ou das Ideias.
Para que o homem não caia no erro, ele deve usar a parte intelectiva da alma para agir bem, ou seja, ser o que é, racional
Uso da ironia e subjetividade marcante em Sócrates
ÉTICA PLATÔNICA
A virtude é uma coisa inata.
O mundo ideal é provado pela necessidade de justificar valores.
A ideia do bem é a realidade suprema,de todos os valores ideias manifestam no mundo sensível.
A alma está no corpo como cárcere.
Platão parte da ideia de que todos os homens buscam a felicidade. Acreditava que os homens deveriam buscar durante esta vida, a contemplação das ideias e principalmente a ideia do Bem.
O Bem e o Ser são imutáveis. A partir do Bem superior o homem deve procurar uma escala de bens, que o ajudem a chegar ao absoluto. O sábio é um homem virtuoso que consegue estabelecer em sua vida, a ordem, a harmonia e o equilíbrio que todos desejam. O sábio se submete à razão e faz com que a harmonia que vem desse hábito penetre em sua vida e em seu ser.
Dialética e virtude