Processos psicológicos
2. DEFINA E RELACIONE SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO.
3. EM QUE CONSISTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO SENSORIAL?
4. QUAL A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS DE SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO? DÊ UM EXEMPLO PRÁTICO. 1. Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem e etc., são caracterizadas na psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”. Essas funções derivam tanto das interações de processos inatos quanto de processos adquiridos, junto a relações do individuo de experiência e vivência com o meio. Apesar das distinções desses processos é por meio de sua relação e influência que se pode compreender a dinâmica da mente, pois eles interagem e até dependem de outros processos. Os seres humanos e outros animais superiores se distinguem pelo fato de que seus órgãos sensoriais são altamente especializados para receberem tipos específicos de estímulos. Essas são características comuns e exclusivamente humanas.
2. A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estimulo do meio ela detecta a experiência sensorial básica por meio dos sons, objetos, odores e etc. Desse modo, essa função pode ser classificada como de natureza objetiva. A percepção refere-se à capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, olfato, tato e etc. Ela é considerada uma característica subjetiva, diferentemente da sensação que é classificada como sendo objetiva.
3. Existem duas classes: adaptação positiva, quando se verifica a manutenção da eficácia sensorial, sob condições variáveis de estimulação (por exemplo, adaptação ao escuro, quando a visão conserva acuidade parcial, sob condições mínimas de iluminação), e adaptação negativa, quando se registra certa redução de sensibilidade da função, em