processos psicologicos basicos
1.1 – Definição
- É a capacidade de associar informações sensoriais à memória e à cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar o nosso comportamento.
- Também chamada sensopercepção, designa a capacidade de perceber e interpretar os estímulos que se apresentam aos órgãos dos sentidos.
- É a atividade mental que organiza a sensação e cria a experiência do mundo que nos rodeia. Enquanto a sensação é apenas a atividade dos órgãos sensoriais evocada pela interação do organismo com seu meio, a percepção não resulta diretamente da atividade sensorial, mas pela combinação da sensação com a atividade interna do cérebro.
1.2 – Conceitos Relacionados
- Nosso mundo visual não é uma captura do mundo onde nossas experiências refletem as propriedades únicas do mundo físico ao qual estamos expostos. Nosso mundo visual é construído, e essa construção depende tanto do mundo físico ao qual estamos expostos, da atividade de toda a rede de neurônios que constitui nosso cérebro e da experiência que modificou a dinâmica da rede com que agora construímos nossa experiência. Toda percepção é uma construção.
- Em geral acreditamos que toda informação sensorial resulta necessariamente em percepção, tornando-se consciente. Mas não é assim. A percepção é apenas uma das consequências da sensação, e esta nem sempre se torna inteiramente disponível à nossa consciência, pois é filtrada pelos mecanismos de atenção, emoção, sono e outros.
- Qualquer sistema capaz de reconhecer objetos deve conseguir: 1) separá-los dos demais objetos e do fundo; 2) mantê-los perceptualmente constantes.
- Constância Perceptiva: propriedade da percepção segundo a qual é possível reconhecer um objeto pela visualização de quaisquer de suas partes significativas ou sob qualquer ângulo. A representação em 3D é independente do ponto de vista do observador, e permite que o objeto seja reconhecido qualquer que seja sua posição no espaço.
- A Teoria da Gestalt, em