Processos Psicologicos basicos
1. Corpo Celular: É o centro metabólico do neurônio (Cabeça), abriga o núcleo e as organelas citoplasmáticas. Local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos. Início do estímulo elétrico que passa por todo o neurônio. o Dendritos: Especializados em receber estímulos, são os “galhos” da árvore. São as ramificações do corpo celular. Por onde os neurônios se comunicam.
2. Axônio: Gera e conduz o potencial de ação, zona de gatilho. Por não conter ribosomas, são incapazes de sintetizar proteínas. Conduz o impulso elétrico do corpo celular para o terminal sináptico. A energia elétrica é conduzia através do axônio, pode ser bem cumprido e percorrer a medula inteira. (Fio que vai do interruptor até a lâmpada). São revestidos por uma capa isolante (Bainha de Mielina) o Bainha de Mielina: Protege e aumenta a velocidade de condução do impulso elétrico axônio.
3. Terminal Sináptico: É a “calda” do neurônio, onde estão localizados os neurotransmissores. É a substância química que excita o 2º neurônio, transmitindo informação contida no 1º neurônio. o Sinapses Químicas: Grande maioria das sinapses interneuronais e todas as sinapses neuroefetuadoras. A comunicação entre os elementos em contato depende da liberação de substância química: Neurotransmissor. Apenas um dos dois elementos em contatos possui o neurotransmissor. o Sinapses Elétricas: São raras em vertebrados e exclusivamente interneuronais. Comunicação entre dois neurônios através de canais iônicos.
AF (Vias Aferentes): Levam informações do SNP ao SVCl.
EF (Vias Eferentes): Levam informações do SNC para o SNP (pele, por exemplo)
MEDULA: É uma grande estrada onde trafegam informações que vão do cérebro até os