PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS
(Autor Oliver Sacks)
A Mulher Desencarnada
Christina era uma moça robusta de 27 anos, aficionada do hóquei e da equitação, segura e forte de corpo e mente. Tinha dois filhos pequenos e trabalhava em casa como programadora de computadores. Era inteligente e culta. Levava uma vida ativa e movimentada, quase nunca passara um dia doente. Surpreendeu-se com uma dor abdominal, verificou-se que ela estava com cálculos biliares, sendo aconselhável a remoção da vesícula biliar.
Foi internada no hospital três dias antes da cirurgia e, passou a tomar antibióticos para a profilaxia microbiana.
Christina compreendeu isso e no dia anterior ao da cirurgia, teve um sonho perturbador. No sonho ela oscilava fortemente, estava insegura das pernas, mal sentia o chão sob seus pés, quase não conseguia sentir as coisas nas mãos, que ficavam sacudindo a esmo em todas as direções, deixando cair tudo o que ela tentava segurar. O sonho a deixou aflita. Tão aflita que pedimos a opinião do psiquiatra. ”Ansiedade pré-operatória”, declarou ele. Porém, mais tarde, naquele dia, o sonho tornou-se realidade. Christina de fato descobriu que estava insegura das pernas, com movimentos desastrados para todo lado, deixando cair o que tinha nas mãos¹.
O psiquiatra foi outra vez convocado, momentaneamente, incerto e confuso. ”Ansiedade histérica”, decretou dessa vez.
Mas no dia da cirurgia Christina estava ainda pior. Ficar em pé era impossível a menos que ela olhasse para os pés². Ela não conseguia segurar nada nas mãos, a menos que mantivesse os olhos fixos nelas. Quando tentava estender as mãos para pegar alguma coisa ou para se alimentar, as mãos erravam grotescamente o alvo, como se algum controle ou coordenação essencial houvesse desaparecido. Ela quase não podia sentar-se, seu corpo ”cedia”.
Tinha o rosto estranhamente sem expressão, frouxo, a mandíbula caída; até mesmo a postura vocal desaparecera. ”Alguma coisa terrível