Processos psicologicos basicos
MOTIVAÇÃO => Para os psicólogos, a motivação é uma necessidade ou desejo que energiza o comportamento e o direciona para um objetivo. Assim como a inteligência, a motivação é um conceito hipotético: nós inferimos motivação dos comportamentos que observamos.
De que perspectivas os psicólogos veem o comportamento motivado?
Resposta => Vamos considerar 4 perspectivas que os psicólogos já usaram para tentar compreender os comportamentos motivados: (1) Teoria do Instinto (agora substituída pela perspectiva evolucionista) se concentra em comportamentos predispostos geneticamente; (2) Teoria da redução do drive (impulso) que enfatiza a interação entre o “empurrão interno” e a “pressão externa”; (3) Teoria da excitação (arousal), cuja ênfase é encontrar o nível ideal de estimulação; e (4) Hierarquia das necessidades (de Abraham Maslow), que descreve como algumas de nossas necessidades são prioritárias em relação a outras.
Teorias:
(1) Instintos (Psicologia Evolucionista – Darwin) => é algo (padrão) fixo para a espécie inteira. Não é aprendido. “Instinto é um comportamento complexo rigidamente padronizado em uma espécie e que não é aprendido”.
Suposição básica: genética predispondo comportamentos.
- Darwin => Sob influência de Darwin, os primeiros teóricos defendiam que o comportamento era controlado (ou motivado) por forças biológicas, por instintos específicos. Atualmente esta teoria continua sendo bastante aceita pelos teóricos e muito utilizada pela Psicologia Evolucionista.
- Instinto => comportamento deve apresentar padrão fixo em uma espécie inteira e não ser aprendido.
(2) Redução do Drive (impulso) => Substituiu a teoria anterior. A finalidade fisiológica da redução do drive é a homeostase (a manutenção de um estado interno estável; equilíbrio). Saiu do equilíbrio: faço alguma coisa para retornar ao equilíbrio (se estivesse em equilíbrio: não faria nada). Impulso (empurra para o comportamento). Incentivo (do meio,